Por Wanglézio Braga
O primeiro Festival Internacional da Castanha se tornou um marco para a região do Alto Acre, reunindo lideranças municipais que garantiram mais incentivo para edições futuras. Prefeitos de Epitaciolândia, Brasiléia e Assis Brasil destacaram ao Portal Acre Mais a importância do evento e reforçaram o compromisso de fortalecer o extrativismo na Amazônia.
O prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes, celebrou a grandiosidade do festival e seu impacto positivo. Ele foi o anfitrião da festa. “Sediar um evento da magnitude do primeiro Festival Internacional da Castanha, sem dúvida nenhuma, é uma alegria muito grande para nós. Esse festival já começou grande e é um sucesso. A castanha representa a maior fonte de renda de inúmeras famílias da reserva Chico Mendes, então essa experiência está sendo extremamente positiva. Acredito que o festival irá crescer a cada ano e será um sucesso ainda maior”, afirmou.

Já o prefeito de Brasiléia, Carlinhos do Pelado, ressaltou a relevância do município na produção de castanha e a união das lideranças para viabilizar o evento. “Fico muito feliz em participar desse festival, pois Brasiléia é um dos maiores produtores do Acre, o que nos honra muito. Tivemos a iniciativa, junto com De Araújo, da Cooperacre, para fazer esse evento. Inicialmente, seria em Brasiléia, mas, por questões logísticas, decidimos realizá-lo em Epitaciolândia. O evento está maravilhoso, e temos muitas pessoas expondo artesanato, alimentos, plantas e tudo relacionado à castanha e à seringa. Nosso papel, como prefeitos, é incentivar cada vez mais essa produção na nossa região”, frisou.

O prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, destacou a importância do festival para o fortalecimento do setor extrativista regional. “É uma satisfação participar deste evento, que foi pensado por nossas cooperativas, com o apoio das prefeituras da regional e do Governo do Estado e Federal. O festival já nasce grande, muito forte, com uma temática voltada para o extrativismo, especialmente a castanha, que é o principal produto comercializado na região do Alto Acre. Além de expor nossa produção, estamos discutindo novas possibilidades, mercados e mais incentivos para os extrativistas, destacou.

Com o sucesso da primeira edição, os gestores municipais garantem que o Festival Internacional da Castanha seguirá crescendo, promovendo a valorização da produção extrativista e impulsionando a economia local.
A cerimônia de abertura que contou com várias autarquias correu nesta sexta-feira (21). O festival segue até domingo (23).
