Por Wanglézio Braga
A cidade de Brasiléia foi palco de um importante debate sobre os desafios ambientais que afetam o Alto Acre. Ontem a cidade realizou o seminário “Mudanças Climáticas e seus Impactos para o Alto Acre”, promovido pela Agência de Desenvolvimento do Alto Acre e pelo Sebrae no Acre.
O evento contou com especialistas e autoridades locais e busca discutir os efeitos das mudanças climáticas e propor soluções sustentáveis para a região. O professor Dr. Claudemir Mesquita, da Universidade Federal do Acre (UFAC), abriu as discussões com a palestra “Diagnóstico do uso e ocupação da Bacia Hidrográfica do Rio Acre”, abordando os impactos da ocupação desordenada e suas consequências para os recursos hídricos.
Às 10h, uma mesa redonda reuniu especialistas e lideranças locais para debater os impactos das ocupações e das mudanças climáticas na região do Alto Acre. O público pode participar ativamente das discussões e compartilhar experiências sobre os problemas enfrentados pelas comunidades ribeirinhas e áreas urbanas.
No período da tarde, às 14h, o professor Claudemir Mesquita retornou com a palestra “Proposição de soluções de ocupação não estrutural e uso do solo urbano”, trazendo alternativas sustentáveis para conter o avanço das ocupações irregulares e minimizar danos ambientais. Em seguida, às 15h30, será realizada a apresentação e implementação de um plano de mitigação dos impactos para a região.
O seminário, que se estendeu até às 17h com o encerramento das atividades, que foi gratuito e aberto ao público.