Por Wanglézio Braga
Estudantes de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Acre (UFAC) estão arrecadando sementes de jerimum/abóbora para dar continuidade a uma pesquisa inovadora que investiga o potencial fitoterápico da planta no combate a parasitas em bovinos jovens.
O projeto intitulado “Alteração da carga de endoparasitas em bezerros submetidos à administração de semente de jerimum (Curcubita pepo L.) e folha de bananeira (Musa spp.) na Amazônia Ocidental”, faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da UFAC e busca alternativas naturais para reduzir o uso de antiparasitários químicos na pecuária.
A campanha reforça a importância da ciência no desenvolvimento de soluções sustentáveis para a pecuária, um dos pilares econômicos do Acre. Além de ser um estudo pioneiro na região, a pesquisa pode abrir caminho para novas formas de manejo sanitário de rebanhos, reduzindo custos e impactos ambientais.
Como ajudar?
Para manter a continuidade da pesquisa, os acadêmicos estão pedindo doações de sementes de abóbora/jerimum. O processo é simples: basta deixar as sementes secarem ao ar livre e armazená-las em saquinhos. Quem quiser contribuir pode entregar as sementes no bloco de Medicina Veterinária da UFAC ou entrar em contato pelo telefone (68) 99210-6517, falando com Maria Jaíne, para combinar a coleta.
