Projetos de hortas comunitárias e cozinhas solidárias pautam reunião no Palácio Rio Branco

Com informações da Agência de Notícias do Acre

A governadora em exercício e também secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Mailza Assis, mediou reunião com secretários de Estado sobre a implantação de cozinhas solidárias, hortas comunitárias e pedagógicas para garantir segurança alimentar e nutricional da população acreana em vulnerabilidade social.

O encontro debateu estratégias de execução do projeto que deverá ser desenvolvido em parceria com as prefeituras, instituições sociais, igrejas e a comunidade em geral.

Já existem áreas mapeadas para a implantação do projeto em Rio Branco (a princípio, na Cidade do Povo), Assis Brasil, Manoel Urbano, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Jordão, Santa Rosa do Purus, Tarauacá e Feijó.

O titular da Seplan, Ricardo Brandão, destacou que para potencializar o projeto, está a proposta de criação dos Fóruns Municipais de Desenvolvimento Econômico e de Desenvolvimento Social. Brandão reforçou ainda que já existe um conjunto de ações sendo realizadas pelo secretariado, como o mapeamento de ações e viabilidade de recursos, para em seguida, a implementação da proposta.

A chefe do departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da SEASDH, Nilce Vilaço, ressaltou que a proposta, de início, é atender famílias cadastradas no CadÚnico e Bolsa Família. As hortas e cozinhas comunitárias são uma fonte importante de alimento para inúmeras famílias, além de melhorar a qualidade dos hábitos alimentares, na promoção da saúde e bem-estar social.

Projeto de Cozinhas Solidárias

O objetivo deste projeto é implementar cozinhas solidárias conforme as diretrizes estabelecidas pela Lei n° 14.628/2023 e regulamentado pelo Decreto n° 11.937/2024, visando fornecer até 1.000 refeições diárias para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A iniciativa busca combater a insegurança alimentar, promover a inclusão social e garantir o direito à alimentação adequada e saudável.

Projeto Hortas Comunitárias

Visa introduzir o cultivo de hortaliças, promovendo a cultura de sustentabilidade por meio da educação ambiental e nutricional, além de fomentar economicamente as famílias envolvidas na produção por meio da comercialização dos produtos.

Projeto Hortas Pedagógicas

O projeto Hortas Pedagógicas, do Ministério da Cidadania, coordenado pela Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva (SEISP), promove a união entre ciência, conhecimento agrícola e preservação ambiental, no intuito de melhorar a alimentação e nutrição dos estudantes e da comunidade, por meio de ações multidisciplinares e distribuição de alimentos cultivados.

Veja também

Estamos nas Redes Sociais

Internet no AGRONEGÓCIO

Posicione-se na Internet, e seja encontrado por seus NOVOS clientes

Edit Template

Conectando o campo e a cidade.
Portal Acre Mais é um produto da WLB COMUNICACÃO- MEI

© 2024 Desenvolvido por Cake Comunicação Digital

Contatos do Portal:
(68) 99914-5001 / Redação
(68) 99934-2506/ Comercial
portalacremais@gmail.com
Rio Branco – Acre

Seja um assinante e transforme suas ideias em ações de sucesso no agronegócio!

Descubra insights valiosos sobre empreendedorismo no Acre!