Pioneiro da cafeicultura no Acre, Vanderlei de Lara, ganha título de cidadão acreano

Por Wanglézio Braga/ Fotos: Diego Gurgel

O governador Gladson Cameli (PP) decretou nesta quinta-feira (26), via Diário Oficial do Estado (DOE), a concessão do Título Honorífico de Cidadão Acreano a Vanderlei de Lara, um paranaense que revolucionou a cafeicultura no estado. O reconhecimento coroa uma trajetória de dedicação ao cultivo do café, marcada por inovação e superação na cidade de Acrelândia.

Vanderlei de Lara deixou o Paraná em 1998 para construir uma nova vida no Acre, acompanhado da esposa Eliane Manzoli Cocco Lara e dos quatro filhos: Tiago, Jackeline, Elaine e Suzana.

O cafeicultor começou modestamente, com uma produção de apenas 20 sacas de café. A história começou a mudar em 2010, quando Vanderlei, movido por seu espírito empreendedor, viajou ao Espírito Santo (ES), terra natal de sua esposa. Lá, conheceu o café clonal, uma variedade de alta produtividade, e decidiu trazer mil mudas para o Acre. Dois anos depois, expandiu seus conhecimentos visitando plantações tecnológicas em Rondônia. Hoje, sua produção atingiu um patamar impressionante, colhendo entre 80 e 100 sacas por safra, um salto notável para a agricultura familiar.

O impacto da inovação trouxe não apenas mais sacas de café, mas também reconhecimento. Em 2023, Vanderlei alcançou o segundo lugar no concurso dos melhores cafés do Acre e, neste ano, já figurou entre os dez finalistas do prestigiado Qualicafé.

Veja também

Estamos nas Redes Sociais

Internet no AGRONEGÓCIO

Posicione-se na Internet, e seja encontrado por seus NOVOS clientes

Edit Template

Conectando o campo e a cidade.
Portal Acre Mais é um produto da WLB COMUNICACÃO- MEI

© 2024 Desenvolvido por Cake Comunicação Digital

Contatos do Portal:
(68) 99914-5001 / Redação
(68) 99934-2506/ Comercial
portalacremais@gmail.com
Rio Branco – Acre

Seja um assinante e transforme suas ideias em ações de sucesso no agronegócio!

Descubra insights valiosos sobre empreendedorismo no Acre!