Por Wanglézio Braga
Nem mesmo as fortes chuvas que caíram sobre o Alto Acre na sexta-feira (20) e domingo (22) foram capazes de ofuscar o sucesso da AgroPec 2024, realizada em Epitaciolândia. O evento, que enfrentou contratempos climáticos, se mostrou um verdadeiro protótipo cultural e já é considerado um marco que passará a integrar o calendário oficial da cidade.
A programação diversificada trouxe atrações regionais e nacionais, além de atividades que conquistaram o público. Entre os destaques, o concurso do melhor queijo do Alto Acre, exposição de animais, provas dos 3 Tambores, Prova de Laço e o tradicional Rodeio, que atraiu peões de várias cidades do Acre e até da Bolívia. Outro ponto alto foi o concurso da Rainha, que exaltou a beleza das mulheres locais e movimentou ainda mais a festa.
A AgroPec também fomentou a economia local. O setor hoteleiro, restaurantes, transportes e pequenos empreendedores colheram os frutos do fluxo de visitantes que lotaram a cidade durante os dias do evento.
Já de olho no futuro, a organização deve uma edição ainda mais plural em 2025. É ideal ampliar a participação dos produtores locais, os verdadeiros anfitriões da festa, com exposições de produtos da agricultura familiar, uma praça de alimentação mais diversificada com produtos locais, e aumentar a mostra de animais com criadores de búfalos, ovelhas, cavalos e cabras.
Com clima de festa e oportunidades de negócios, a AgroPec 2024 não só resistiu aos desafios do clima como deixou um gostinho de quero mais.