Acre realiza II Caravana da Mosca da Carambola: Evento ocorre no auditório do IDAF na capital

Da Assessoria IDAF

O governo do estado, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), com apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), realizará de 19 a 22 de novembro de 2024, no auditório do Idaf, a II Caravana de Prevenção da Mosca da Carambola. Durante esses dias, engenheiros agrônomos, florestais e técnicos agropecuários da região norte, participarão da capacitação teórica e atividades práticas com produtores rurais em vários pontos de Rio Branco.

A caravana tem como objetivo promover a conscientização e o controle da mosca-da-carambola, uma das principais pragas que afeta frutas tropicais como carambola, manga, goiaba, acerola, entre outras, e reforçar a importância do manejo integrado de pragas, com foco na prevenção, monitoramento e controle para evitar danos econômicos e impactos na qualidade das frutas.

A mosca da carambola é uma praga quarentenária presente no Brasil, com registro de ocorrência nos estados de Amapá, Roraima e Pará, onde encontra-se sob controle oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária e dos órgãos estaduais de Defesa Agropecuária. Se estabelecida, a Mosca da Carambola resulta em prejuízos econômicos, sociais e ambientais, comprometendo a qualidade dos produtos e impedindo a exportação de frutas in natura.

O estado do Acre, onde não há registros da Mosca da Carambola, é classificado pelo MAPA como de risco médio de entrada e dispersão da praga, conforme a Instrução Normativa nº 02 de 19 de janeiro de 2018. Adotando procedimentos de prevenção estabelecidos pela Instrução Normativa da Secretaria de Desenvolvimento Agrário -SDA, MAPA nº 28 de 21 de julho de 2017.

O efeito da praga na produção agrícola:

Os ovos são depositados no interior dos frutos verdes ou próximos à maturação, resultando na eclosão das larvas após alguns dias. Estas larvas se alimentam da polpa, criando galerias e provocando o amadurecimento e a queda precoce dos frutos. No solo, as larvas se enterram para entrar na fase de pupa. Posteriormente, o inseto adulto emerge e atinge a maturidade após cerca de 10 dias, completando um ciclo que varia de 30 a 40 dias, entre a fase de ovo a adulto. O inseto adulto, pode viver até 126 dias no ambiente.

Programas de monitoramento:

O órgão realiza constantes monitoramento com 40 armadilhas do tipo Jackson, distribuídas em 18 municípios do estado, equipadas com iscas tóxicas, que atraem e matam insetos adultos da praga, que são capturados em uma base adesiva. estrategicamente . Até o momento, nenhum exemplar da Mosca da Carambola foi identificado nas inspeções.

Veja também

Estamos nas Redes Sociais

Internet no AGRONEGÓCIO

Posicione-se na Internet, e seja encontrado por seus NOVOS clientes

Edit Template

Conectando o campo e a cidade.
Portal Acre Mais é um produto da WLB COMUNICACÃO- MEI

© 2024 Desenvolvido por Cake Comunicação Digital

Contatos do Portal:
(68) 99914-5001 / Redação
(68) 99934-2506/ Comercial
portalacremais@gmail.com
Rio Branco – Acre

Seja um assinante e transforme suas ideias em ações de sucesso no agronegócio!

Descubra insights valiosos sobre empreendedorismo no Acre!