Por Wanglézio Braga
Os produtores rurais do Acre devem ficar atentos ao prazo para a declaração obrigatória de seus rebanhos, que se encerra no sábado (30). A atualização, realizada por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), é essencial para que o estado mantenha o status de área livre de febre aftosa sem vacinação, um marco alcançado graças à parceria entre o setor pecuário e o governo estadual.
A obrigatoriedade da declaração está prevista na Portaria n° 270, de 20 de dezembro de 2022, que regulamenta a Campanha Anual de Declaração de Rebanho. Todos os criadores de bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos devem atualizar os dados de suas propriedades junto ao Idaf. A responsabilidade pelo cumprimento da exigência recai diretamente sobre os produtores, sendo uma medida que abrange todas as propriedades rurais do Acre.
Além de garantir o reconhecimento sanitário do estado, a campanha é uma ferramenta importante para monitorar e planejar ações de defesa agropecuária. A declaração de rebanhos fortalece a credibilidade do Acre no mercado pecuário e assegura o acesso a mercados nacionais e internacionais que exigem altos padrões sanitários.
Os produtores que não realizarem a declaração dentro do prazo podem enfrentar penalidades, além de colocar em risco o status sanitário conquistado pelo estado. Para mais informações e orientações sobre o processo, o Idaf disponibiliza suporte em suas unidades espalhadas pelo Acre.