Por Wanglézio Braga/ Foto: Reprodução Redes Sociais
Os produtores rurais da região do Alto Acre principalmente de Assis Brasil, Epitaciolândia e Brasileia, estão se mobilizando para garantir mais presença da bancada federal do Acre em Brasília na busca por novos investimentos. O foco principal dos produtores é assegurar a destinação de verbas parlamentares para a compra de maquinários agrícolas e principalmente caminhões, essenciais para o escoamento da produção e o transporte de insumos entre os ramais.
Atualmente, muitos dos caminhões utilizados nas rotas rurais encontram-se visivelmente desgastados, resultando em constantes problemas técnicos e interrupções no transporte. “Vez e sempre, alguns caminhões ficam encostados nos ramais por falhas mecânicas, prejudicando a chegada de insumos e o escoamento da produção”, relataram os produtores, que veem a situação como um gargalo para o crescimento da agricultura na região.
Os produtores pretendem contatar a bancada federal do Acre, sensibilizando deputados e senadores para que destinem verbas parlamentares com o objetivo de renovar e ampliar a frota de maquinários e caminhões. Entre as prioridades, estão colheitadeiras e outros equipamentos essenciais para a produção agrícola, que vem crescendo no Alto Acre, especialmente nas culturas de milho, soja e café.
Para avançar nas negociações, o grupo está intermediando uma agenda com o coordenador da bancada federal do Acre, onde discutirão a urgência dessa demanda. No entanto, eles já aguardam uma manifestação por parte de algum parlamentar. Ao menos dois vereadores eleitos de Brasiléia manifestaram interesse de fazer o meio campo com a bancada.
Segundo os produtores, o apoio é fundamental para que a região continue a se destacar no cenário do agro, garantindo mais eficiência no campo e fortalecendo a economia local.