Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução
Em entrevista ao Programa Alto Acre Entrevista, do jornal O Alto Acre, o prefeito eleito de Xapuri, Maxsuel Maia (PP), destacou nesta terça-feira (22) que o desenvolvimento da cidade estará diretamente ligado ao fortalecimento do agronegócio. Segundo ele, a economia local precisa passar por uma transformação, uma vez que o modelo atual, baseado no extrativismo, já não atende mais às necessidades da população.
“Quem me ouviu durante a campanha sabe que eu sempre enfatizei isso: o desenvolvimento da nossa cidade passa obrigatoriamente pelo agro. A economia de Xapuri sobrevive quase que exclusivamente do contracheque, com dinheiro circulando na cidade apenas quando há o pagamento do estado, da prefeitura ou dos aposentados”, afirmou Maxsuel durante perguntas solicitadas pelo portal Acre Mais.
Ele pontuou que o extrativismo, base histórica da economia local, como a coleta de castanha e a produção de borracha, já não é mais sustentável ao longo do ano. “O modelo rural, principalmente no que diz respeito ao extrativismo, precisa ser revisto. A castanha não dá o ano inteiro, a borracha também não, e não há como o povo da zona rural, especialmente os que vivem na reserva extrativista, sobreviver apenas disso. É um modelo que não desenvolve mais Xapuri”, disse.
Para Maxsuel, o fortalecimento do agronegócio trará benefícios amplos para o município, indo além da economia. Ele acredita que isso refletirá em setores como educação e segurança pública, já que, ao gerar renda e oportunidades, é possível reduzir os índices de criminalidade. “Com o fortalecimento do agro, fortalecemos a nossa economia, a educação e aumentamos a segurança no nosso município”, afirmou.
O prefeito eleito também destacou a importância de parcerias com o governo estadual e com secretarias de agricultura para investir em mecanização, destoca e irrigação, visando aumentar a produção rural. “O agro estará no centro da nossa gestão, porque dele desembocam o desenvolvimento de outros setores. Precisamos fortalecer culturas que já são fortes em Xapuri, como a macaxeira, farinha, banana e hortaliças, além de fomentar novas culturas, como o café e o cacau, que já estão sendo plantados no município”, destacou.
Maxsuel finalizou dizendo que parcerias estratégicas, tanto no nível municipal quanto estadual, serão essenciais para o sucesso do agronegócio em Xapuri, garantindo a mecanização e apoio aos pequenos produtores, principalmente aos que vivem dentro da reserva extrativista. “É preciso dar aos pequenos produtores a possibilidade de gerar renda e fortalecer o desenvolvimento de suas comunidades”, concluiu.
Veja a entrevista comandada pelo jornalista Marcus José, do O Alto Acre, na íntegra: