Por Wanglézio Braga
No último sábado (19), o Dia de Campo das Agrárias reuniu mais de 350 pessoas, entre universitários, pesquisadores e produtores rurais, na Unidade Demonstrativa de Pecuária Leiteira da Universidade Federal do Acre (UFAC). O evento teve como tema “Bovinocultura como Opção para Sustentabilidade na Amazônia Ocidental”, destacando a importância da pecuária de leite como uma alternativa rentável e viável para pequenos produtores da região.
Eduardo Mitke, coordenador do Dia de Campo, ressaltou que o evento visa auxiliar micro e pequenos produtores a compreender que é possível desenvolver a pecuária de leite de maneira economicamente rentável e tecnicamente viável. Além do ciclo de palestras, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os espaços destinados a experimentos relacionados à pecuária.
“O papel da universidade é mostrar para os produtores que é possível sim fazer desse movimento na pecuária algo rentável, se forem seguidas as técnicas e orientações dos nossos pesquisadores”, afirmou.
Mitke também destacou a expressiva participação de produtores no evento. “A presença de 150 produtores aqui comprova que é um marco para esse tipo de evento no estado. Muitos não conseguiram nem terminar o trabalho da manhã em suas propriedades, mas estão aqui buscando conhecimento”, comentou.
Segundo ele, isso demonstra que os trabalhadores do campo estão cada vez mais conectados com as oportunidades de capacitação e inovação. O evento ainda contou com uma caravana de participantes do Peru, que estavam em agenda no estado e decidiram encerrar suas atividades em Rio Branco para acompanhar as discussões e demonstrações no Dia de Campo.
A organização do Dia de Campo das Agrárias envolveu diversos grupos da universidade, como o PET-Agronomia (Rio Branco), o LAB Virpa, o Gespec, o Gera, o Laboratório de Mecanização Agrícola e o Grupo Ufac Leite.