Por Wanglézio Braga
A forte chuva que caiu sobre Rio Branco no início da tarde desta sexta-feira (04) trouxe preocupações quanto à poluição ambiental. Moradores de várias regiões da cidade relataram a presença de uma espuma preta, evidenciando um elevado nível de poluição na água da chuva. Segundo testemunhas, a espuma foi vista em poças e piscinas, levantando alertas sobre a qualidade do ar e da água da chuva.
Uma das áreas mais afetadas foi o bairro onde está localizada a Escola de Natação Tubarão. O local precisou suspender as aulas do dia depois que a piscina ficou completamente suja com a água da chuva, tornando o ambiente inadequado para o uso. “A água entrou na piscina e a poluição foi visível. Tivemos que suspender todas as atividades do para garantir a segurança dos alunos. Contatamos os limpadores que já começaram os trabalhos e esperamos que na próxima semana já possamos voltar com as aulas”, informou a direção.
Até o momento, as autoridades ambientais ainda não se pronunciaram sobre o nível de poluição identificado, mas os moradores já expressam preocupação com a saúde e os possíveis impactos dessa chuva carregada de impurezas. Especialistas alertam que a poluição trazida pelas chuvas pode ser um indicativo das fortes queimadas nas redondezas, que, combinadas com a precipitação, formam uma espécie de fuligem que se dissolve na água.