Por Wanglézio Braga
A quinta edição da Expo Plácido começou nesta quinta-feira (25) com uma mensagem clara: o desenvolvimento do município passa pelo fortalecimento do agronegócio. Durante a abertura da programação, o vice-prefeito de Plácido de Castro, Luiz Hashimoto, destacou que a feira vai além dos shows e do entretenimento, consolidando-se como um espaço de conhecimento, inovação e incentivo à produção rural.
Segundo Hashimoto, os investimentos em tecnologia e capacitação têm colocado o município em evidência nacional. Ele lembrou que Plácido de Castro conquistou o primeiro lugar em uma premiação do Sebrae com o projeto “Escola do Produtor”, iniciativa idealizada pela Gestão Camilo da Silva e parceiros. “A Escola do Produtor nasceu no coração do nosso prefeito. Foi através dessa visão que hoje estamos vendo o município crescer. É por meio da tecnologia que vamos produzir mais em áreas menores. Precisamos investir nos pequenos produtores, porque é assim que o município cresce”, afirmou.

O vice-prefeito também destacou que a expansão da produção de milho abriu caminho para o fortalecimento de outras culturas, e que a meta é expandir ainda mais com café, soja, arroz e feijão. Para ele, o objetivo é tornar o município cada vez mais competitivo e sustentável. “Hoje já estamos exportando milho. Daqui a pouco será a vez do café, da soja e de outras culturas. Precisamos mudar a cultura do Acre para uma cultura de crescimento, começando pelo pequeno produtor”, ressaltou. Ele ainda convidou a população para prestigiar a programação da feira. “Quero convidar todos vocês para participarem da Expo Plácido nos dias 25, 26, 27 e 28. É uma grande festa para o nosso município.”
A Expo Plácido segue até domingo (28) com palestras técnicas, rodada de negócios, exposição de animais, rodeio e apresentações de artistas regionais. O evento reúne produtores, empresários e instituições para fortalecer o agronegócio acreano e incentivar novas oportunidades de negócios no campo. O Portal Acre Mais realiza a cobertura completa da feira desde esta quinta-feira e seguirá acompanhando toda a programação até o encerramento, no domingo (28).
