Por Wanglézio Braga
A diretoria da Associação de Produtores Rurais Amigos do Campo do Ramal do Espinhara (APRACRE), no município de Bujari, cumpriu agenda em Rio Branco com o superintendente do Ministério da Agricultura no Acre, Paulo Trindade, em busca de parcerias para fortalecer a produção local. O principal objetivo da reunião foi viabilizar a concessão de uso de máquinas agrícolas do governo federal para atender pequenos produtores, especialmente na recuperação de áreas degradadas e na mecanização das lavouras da comunidade.
Segundo o presidente da associação, Gustavo Keven, o encontro foi produtivo e trouxe orientações jurídicas importantes para garantir que todo o processo ocorra dentro da legalidade. “Recebemos orientações claras sobre os caminhos possíveis e entregamos uma relação das áreas que precisam de mecanização. O superintendente se colocou à disposição para nos ajudar”, afirmou. Ele destacou ainda que a diretoria tem mantido um trabalho contínuo na busca por apoio e parcerias junto ao poder público, reforçando o compromisso com o desenvolvimento da comunidade. A reunião foi acompanhada do seu Flávio Antônio (Tesoureiro) e Talysson Wesley (Secretário-geral).

Gustavo ressaltou que a associação está com toda a documentação em dia e apta a receber recursos públicos, mas precisa do apoio direto de parlamentares e instituições. “Parcerias são fundamentais para fortalecer a agricultura familiar, garantir produção, renda e dignidade ao produtor rural”, declarou ao Portal Acre Mais. Para ele, a chegada de maquinário pode transformar a realidade de dezenas de famílias que dependem diretamente do campo para sobreviver.
Além da pauta produtiva, a diretoria também chamou atenção para um problema antigo: as péssimas condições de trafegabilidade no ramal da comunidade Espinhara. Segundo Gustavo, a falta de manutenção por parte da prefeitura do Bujari tem dificultado o escoamento da produção, especialmente no período chuvoso. Ele avalia que, com apoio do Ministério da Agricultura, parte do maquinário também poderá ser usada para amenizar os problemas de acesso, garantindo melhores condições de transporte para moradores e produtores.
Produtores cobram melhorias no ramal do Espinhara
O presidente da APRACRE criticou a falta de ações da prefeitura do Bujari para recuperar o ramal da comunidade. “O problema é antigo e a situação só piora a cada inverno. Sem estrada, não tem produção, não tem venda e não tem renda”, afirmou. Para Gustavo, a chegada de máquinas por meio de parcerias federais pode ajudar a minimizar o problema, mas reforça que o poder público municipal precisa assumir sua responsabilidade com as comunidades rurais.
