Por Wanglézio Braga
Enquanto o governador Gladson Cameli (PP) discursava na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), na manhã de hoje (03), o tema agronegócio ganhou força fora do plenário e dominou as redes sociais. Internautas passaram a cobrar, em tempo real, a convocação dos aprovados no concurso do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) e mais investimentos em profissionais para atender o setor produtivo rural.
As manifestações apontam insatisfação com a falta de servidores para fiscalização, assistência e execução de políticas públicas rural do Acre. “O agronegócio vive uma verdadeira humilhação, sem mão de obra suficiente para um bom trabalho”, escreveu um internauta no canal de divulgação da ALEAC, ao cobrar diretamente a convocação dos aprovados no concurso do Idaf. Outros comentários reforçaram a percepção de abandono do setor.
Também houve críticas à gestão estadual em relação à valorização técnica do agro. “O seu governo não investiu nada em profissionais do agronegócio”, comentou outro usuário, destacando que a ausência de servidores impacta diretamente a produção, a sanidade animal e vegetal e a competitividade do Acre no cenário regional.
