Por Wanglézio Braga
Eventon Soares da Silva é candidato a prefeito de Epitaciolândia pelo PP. Natural de Brasiléia, ele tem 40 anos, solteiro, com nível superior completo, é empresário. Sua coligação é “Unidos por Epitaciolândia”. A composição de coligação tem PDT, PSB, PSDB, Cidadania, PT, PCdoB e PV.
O limite legal de gastos é de R$ 159.850,76. À justiça eleitoral, ele declarou R$ 723,93 em depósito bancário, em conta corrente.
Veja as principais propostas do candidato para o Agronegócio:
Implementar programas de incentivo à plantação de culturas como café e cacau, com capacitação técnica e doação de mudas em parcerias com instituições da área, aproveitando as condições climáticas favoráveis e a demanda crescente por esses produtos, promovendo desenvolvimento econômico e diversificação agrícola na região.
Incentivar polos de criação de suinocultura e avicultura, com padrões de qualidade para fornecimento e venda de produtos na região, fomentando o desenvolvimento econômico da região, com geração de emprego e renda, além de poder habilitar o município para a exportação de produtos a outros países.
Priorizar e adquirir produtos da agricultura familiar para a merenda escolar acima do percentual mínimo exigido pela edução, incentivando mais renda e agricultura familiar, assim, ajudanjdo e potencialziando a economia do setor rural.
Realizar consultoria técnica administrativa para associações e sindicatos rurais, facilitando a manutenção de regularização das entidades, com consultoria jurídica, contábil e administratvia para mantê-las aptas na documentçãoa essencial, para recebimento de recursos e repasses diversos, participações de licitações, dentro outras atividades necessárias.
Aquisião de tratores com grade aradora e grade niveladora, realizando a preparação do solo para o plantio dos agricultores do municipio e outros serviços vinculados a preparação do solo, exclusivamente para os pequenos produtores rurais do municipío.
Programa Psicultura Familiar para alavancar a economia e o consumo sustentável do pequeno produtor, oferecendo a implantação de açude e kit de iniciação a psicultura, incluindo, alevinos e ração, incluindo treinamento especializado sobre técnicas de pisciultura e manejo sustentável.
Mapeamento de Solo e Análise de Cultivo par aos produtores da agricultura familiar e agricultores de pequno porte, realizando um diagnóstico detalhado das diferentes áreas do municipio para identificar os tipos de solo e recomendar as culturas mais adequadas para cada área.
Programa Mecanizar +, para mecanização e aração de terras, facilitando o acesso dos agricultores familiares ao serviço de mecanização agrícola e aração de terras, para aumentar a produtividade e reduzir o esforço físico.
Realizar Convênios de parcerias para assistência técnica junto a órgãos competentes (SENAR, Embrapa, SeAgri) para os agricultores de Epitaciolândia, oferecendo serviços de assistência técnica para melhorar a produção e a comercialização dos produtos da agricultura familiar, enfatizando práticas sustentáveis e orgânicas.