Por Wanglézio Braga
A Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC) não compareceu à Reunião de Planejamento para Ações de Fortalecimento do Comércio Exterior e Integração Internacional do Acre, realizada nesta segunda-feira (02). Dos 24 deputados estaduais, nenhum esteve presente no encontro, que reuniu representantes de entidades ligadas ao setor produtivo e e instituições governamentais. A ausência do parlamento marcou negativamente um debate estratégico para o futuro econômico do estado.
O encontro teve como objetivo apresentar e discutir uma agenda voltada ao desenvolvimento do comércio exterior e da integração internacional do Acre para o ano de 2026. A proposta é fortalecer o posicionamento do estado como protagonista regional nas relações comerciais, institucionais e produtivas com países vizinhos e da Ásia como a China. O planejamento busca ampliar oportunidades, atrair investimentos e consolidar o Acre no cenário internacional.
Uma das situações que chamou atenção foi a ausência do deputado Luiz Gonçava, cujo nome chegou a ser colocado na mesa de honra, mas foi retirado pela assessoria diante da falta de comparecimento. Nenhum parlamentar da Casa de Leis participou da reunião, apesar de a Assembleia ter papel fundamental na criação de leis, articulações institucionais e soluções para entraves apresentados pelo setor. As entidades acabaram discutindo entre si demandas que dependem diretamente do envolvimento do parlamento.
PRESENTES
O evento foi realizado em um hotel na capital, Rio Branco, e foi conduzida pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (SEICT) e contou com a presença da SEFAZ, SEPLAN, Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Acre (FEDERACRE), FIEAC, ACISA, e outros.
