Nova cultivar de milho passa a integrar o Zoneamento Agrícola no Acre

Por Wanglézio Braga

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), por meio da Secretaria de Política Agrícola, publicou a Portaria SPA/MAPA nº 3, de 21 de janeiro de 2026, que atualiza o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) para a cultura do milho 2ª safra e do milho consorciado com braquiária, válido para o ano-safra 2025/2026. O ZARC é uma das principais ferramentas de gestão de risco climático na agricultura brasileira, orientando o produtor sobre períodos e cultivares com menor risco de perdas.

A nova portaria inclui cultivares nos anexos de portarias já vigentes, entre elas a Portaria SPA/MAPA nº 384, específica para o estado do Acre. No caso do milho 2ª safra, foi incluída no Grupo I a cultivar DM2890, da empresa GDM Genética do Brasil S/A, passando a ser oficialmente indicada para plantio dentro das janelas estabelecidas pelo zoneamento.

Na prática, a inclusão da cultivar no ZARC significa que o produtor que seguir as recomendações oficiais passa a ter acesso às políticas públicas agrícolas, como crédito rural, Proagro e seguro agrícola, reduzindo riscos financeiros em caso de adversidades climáticas. O zoneamento leva em conta dados históricos de chuva, temperatura e tipo de solo, oferecendo maior previsibilidade e segurança ao planejamento da safra.

Segundo o MAPA, a atualização periódica do ZARC busca acompanhar a evolução genética das sementes, incorporando materiais mais adaptados às condições regionais.

Veja também

Estamos nas Redes Sociais

Internet no AGRONEGÓCIO

Posicione-se na Internet, e seja encontrado por seus NOVOS clientes

Edit Template

Conectando o campo e a cidade.
Portal Acre Mais é um produto da WLB COMUNICACÃO- MEI

© 2024 Desenvolvido por Cake Comunicação Digital

Contatos do Portal:
(68) 99914-5001 / Redação
(68) 99934-2506/ Comercial
portalacremais@gmail.com
Rio Branco – Acre

Seja um assinante e transforme suas ideias em ações de sucesso no agronegócio!

Descubra insights valiosos sobre empreendedorismo no Acre!