Por Wanglézio Braga
As lavouras de soja no Acre seguem em cenário positivo e caminham para o início da colheita com boas perspectivas de produtividade. Segundo o Boletim de Grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), apresentado na semana passada, “as condições climáticas continuam extremamente favoráveis à cultura, com chuvas frequentes intercaladas por períodos de sol, favorecendo o desenvolvimento da oleaginosa no estado”.
De acordo com a Conab, o bom regime de umidade e luminosidade tem contribuído para a formação das plantas e o enchimento dos grãos, fase decisiva para o rendimento da safra. A colheita se aproxima do início, e a expectativa é de resultados satisfatórios, refletindo tanto o clima alinhado quanto o manejo adotado pelos produtores rurais acreanos.
No calendário agrícola da soja, o órgão reforça que o prazo final para o plantio no Acre ocorreu até 8 de janeiro. Após essa data, novas semeaduras não são permitidas. A medida integra um conjunto de ações sanitárias que visam proteger a produção, reduzir riscos fitossanitários e garantir maior segurança ao produtor.
Além disso, a Conab destaca a importância do cumprimento do vazio sanitário da soja no estado, período em que é proibido plantar ou manter plantas vivas da cultura no campo. O respeito a essa janela é fundamental para o controle da ferrugem asiática e para assegurar melhores condições sanitárias nas próximas safras.
