Por Wanglézio Braga

O produtor rural Zé Filho anunciou a implantação de uma unidade da Estância do Lago no município de Tarauacá, fortalecendo a integração produtiva no Vale do Juruá e Regional Envira. O projeto é liderado pelo pecuarista Elthon Lago, da Estância do Lago, de Espigão d’Oeste, em Rondônia, e chega ao Acre com a proposta de impulsionar o desenvolvimento regional.
“O desenvolvimento que queremos para o Acre se constrói com diálogo, integração e visão de futuro. A implantação da Estância do Lago, em Tarauacá, reforça esse compromisso, impulsionando o crescimento econômico, a geração de renda e a cooperação entre Estados e Municípios. É um projeto que conecta o interior do Acre até cidades vizinhas do Amazonas, fortalecendo toda a região do Juruá”, afirmou Zé Filho. Segundo ele, a presença da Estância vai beneficiar pequenos, médios e grandes produtores, considerando o histórico e a experiência de Elthon Lago no interior de Rondônia.
De acordo com Zé Filho, a unidade será instalada em uma média propriedade rural e vai trabalhar com produção de milho, sorgo, capim açu, além de investir em melhoramento genético por meio da criação de gado Girolando, raça voltada tanto para leite quanto para sistemas produtivos adaptados à região.
Elthon Lago explicou que o desafio inicial do projeto começou com um intercâmbio, levando animais para Tarauacá durante a feira Tarauacá Rural Show. A iniciativa abriu caminho para a instalação definitiva da unidade no município e para a troca de experiências entre produtores de Rondônia e do Acre.

