Por Wanglézio Braga
O Ministério da Agricultura e Pecuária colocou três municípios do Amazonas sob quarentena sanitária por causa da mosca-da-carambola, praga que ameaça a produção de frutas na região Norte. A medida está na Portaria nº 1.503 da Secretaria de Defesa Agropecuária, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de hoje (23), e atinge diretamente Itacoatiara, Manaus e Rio Preto da Eva, áreas onde foi confirmada a presença da Bactrocera carambolae.
A mosca-da-carambola é considerada uma das pragas mais agressivas da fruticultura, com potencial de causar prejuízos severos ao produtor rural, especialmente em culturas como carambola, manga, goiaba, acerola e outras frutas tropicais. Com a declaração de área sob quarentena, passam a valer restrições rigorosas ao trânsito de frutos, mudas e materiais vegetais, além do reforço das ações de vigilância e controle sanitário.
Além dos municípios em quarentena, o Ministério da Agricultura definiu uma ampla zona tampão no Amazonas, envolvendo dezenas de cidades. O objetivo é criar uma barreira sanitária para impedir o avanço da praga para novas áreas produtoras, protegendo polos agrícolas e evitando impactos econômicos maiores para os agricultores familiares e médios produtores.
