Com produção recorde, pecuária brasileira ultrapassa os Estados Unidos pela primeira vez

Por Wanglézio Braga

O Brasil assumiu em 2025 a liderança mundial na produção de carne bovina, ultrapassando os Estados Unidos, segundo números oficiais do Departamento de Agricultura norte-americano (USDA). O levantamento indica que os frigoríficos brasileiros responderam por 12,35 milhões de toneladas no ano, enquanto a produção americana ficou em 11,81 milhões de toneladas, considerando o peso da carcaça.

Os dados representam uma virada histórica. Desde pelo menos 2021, quando começam as séries divulgadas pelo USDA, os EUA mantinham a dianteira, mesmo com o Brasil já consolidado como o maior exportador global da proteína. O volume apontado pelo órgão americano também ficou acima das estimativas do próprio governo brasileiro. Em novembro, a Conab projetava uma produção de 11,38 milhões de toneladas em 2025, número que já indicava crescimento em relação ao ano anterior.

Nos Estados Unidos, a queda na oferta ajudou a explicar a perda da liderança. O rebanho nacional atingiu em janeiro o menor patamar em quase 75 anos, reflexo de longos períodos de seca, que elevaram custos e reduziram áreas de pastagem. A situação foi agravada pela suspensão, desde maio, da maior parte das importações de gado do México, após alertas sanitários envolvendo a bicheira-do-Novo-Mundo, o que restringiu ainda mais a disponibilidade de animais para abate.

Veja também

Estamos nas Redes Sociais

Internet no AGRONEGÓCIO

Posicione-se na Internet, e seja encontrado por seus NOVOS clientes

Edit Template

Conectando o campo e a cidade.
Portal Acre Mais é um produto da WLB COMUNICACÃO- MEI

© 2024 Desenvolvido por Cake Comunicação Digital

Contatos do Portal:
(68) 99914-5001 / Redação
(68) 99934-2506/ Comercial
portalacremais@gmail.com
Rio Branco – Acre

Seja um assinante e transforme suas ideias em ações de sucesso no agronegócio!

Descubra insights valiosos sobre empreendedorismo no Acre!