Portaria autoriza ampliação da presença da Força Nacional no Acre e mais oito estados

Por Wanglézio Braga

A prorrogação do emprego da Força Nacional de Segurança Pública na Amazônia Legal, válida de 10 de dezembro de 2025 a 9 de março de 2026, inclui ações diretas no Acre, um dos estados que compõem a região. A medida, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (11), reforça o Plano Amazônia: Segurança e Soberania, que busca combater ilícitos ambientais, crimes transnacionais e proteger populações tradicionais.

Segundo a portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública, as equipes vão atuar de forma planejada e em articulação com os órgãos estaduais, inclusive com forças de segurança do Acre. O objetivo é garantir ordem pública, proteger o patrimônio e apoiar ações de preservação da fauna e da flora. Mesmo com a sede da operação definida em Manaus, no Amazonas, o Acre continua como área estratégica, especialmente por suas extensas áreas de floresta, fronteiras e presença de atividades rurais que dependem de estabilidade para produzir.

O reforço acontece num momento em que produtores rurais da Amazônia Legal, incluindo o Acre, enfrentam pressões como invasões, roubo de gado, queimadas ilegais e circulação de grupos criminosos. A atuação integrada, sob coordenação da Polícia Federal, tenta oferecer um ambiente mais seguro para quem vive da terra e segue as regras ambientais, contribuindo também para a preservação das áreas de produção manejada.

Veja também

Estamos nas Redes Sociais

Internet no AGRONEGÓCIO

Posicione-se na Internet, e seja encontrado por seus NOVOS clientes

Edit Template

Conectando o campo e a cidade.
Portal Acre Mais é um produto da WLB COMUNICACÃO- MEI

© 2024 Desenvolvido por Cake Comunicação Digital

Contatos do Portal:
(68) 99914-5001 / Redação
(68) 99934-2506/ Comercial
portalacremais@gmail.com
Rio Branco – Acre

Seja um assinante e transforme suas ideias em ações de sucesso no agronegócio!

Descubra insights valiosos sobre empreendedorismo no Acre!