Por Wanglézio Braga
A Prefeitura de Capixaba publicou hoje (21) no Diário Oficial o decreto que exonerou Amilton Cunha da Costa do cargo de secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente. A saída dele que também é vice-prefeito da cidade foi assinada pelo prefeito Manoel Maia e revoga a nomeação feita no início do ano. Procurado pelo Portal Acre Mais, Amilton foi breve, limitado, ao explicar o motivo: “A pedido meu”, respondeu. Contudo, o momento da exoneração chamou atenção.
O desligamento ocorre exatamente um mês após o Ministério Público do Acre abrir um Inquérito Civil para investigar possíveis irregularidades em uma licitação da secretaria. O procedimento mira o Pregão Eletrônico nº 004/2025, voltado à compra de calcário dolamítico e ácido bórico puro solúvel, insumos essenciais para correção de solo nas propriedades rurais do município. Esses produtos são fundamentais para melhorar produtividade, corrigir acidez e garantir lavouras mais vigorosas.
A investigação do MPAC busca entender se houve falhas no processo licitatório e se os recursos públicos foram corretamente aplicados. Com a saída de Amilton, a prefeitura deve anunciar nos próximos dias quem assumirá o comando da secretaria, peça-chave para o avanço das políticas de incentivo à produção local. Enquanto isso, o setor produtivo espera que o andamento da compra de insumos não seja prejudicado e que o município mantenha a assistência técnica e os programas de apoio ao pequeno produtor.
Sobre a exoneração, até o momento, o prefeito Manoel Maia não se manifestou publicamente.

