Por Wanglézio Braga
O secretário adjunto da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), Edivan Azevedo, destacou ao Portal Acre Mais a importância da participação do Acre na Semana Internacional do Café (SIC) realizada em Belo Horizonte, na Expominas, nesta semana. Segundo ele, essa foi a primeira vez que o Estado foi convidado a subir no palco, na arena principal, para relatar experiências exitosas na área do café, o que representa um claro reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Seagri sob a gestão do secretário José Luís Tchê.

Durante sua passagem pelo estande do Acre, Edivan recepcionou diversas autoridades, produtores e pecuaristas, promovendo o tradicional “café com leite”, momento de troca de experiências entre quem vive e trabalha no campo. A presença acreana chamou a atenção pela receptividade e pelo empenho em compartilhar práticas sustentáveis e de fortalecimento da produção local. “Ou seja, um estande que levou para a SIC café, agricultura, turismo e pecuária”, destacou.
Além de representar o Estado, o secretário adjunto também participou de painéis e foi por diversas vezes citado por representantes de Rondônia, do Espírito Santo e pelos anfitriões do evento, de Minas Gerais, reforçando a integração regional e o protagonismo do Acre nas discussões sobre políticas públicas para o setor produtivo.

Edivan destacou ainda o papel dos produtores rurais que estiveram no espaço, recebendo orientações técnicas e apoio direto da Seagri. “Esse reconhecimento nacional é fruto do trabalho coletivo, da persistência do homem do campo e do compromisso do Governo do Acre em fortalecer o setor produtivo com seriedade e diálogo”, afirmou.
COP 30
Representando a SEAGRI na COP 30, Azevedo destacou que as conversas e encontros realizados durante a SIC vão servir como importante embasamento técnico e estratégico para o fortalecimento de sua participação nos painéis da Blue Zone e da Green Zone em Belém, onde serão apresentadas as experiências e políticas públicas do Acre voltadas ao desenvolvimento sustentável, à produção responsável e à integração entre meio ambiente e agronegócio.

