Por Wanglézio Braga
O Acre estará representado na Semana Internacional do Café (SIC), que acontece entre os dias 5 e 7 de novembro em Belo Horizonte (MG), com uma caravana de 15 produtores finalistas do QualiCafé, programa promovido pela Secretaria de Agricultura (Seagri). A delegação acreana é liderada pelo secretário José Luis Tchê, que realizou uma reunião com sua equipe para alinhar os últimos detalhes da viagem e da participação do grupo.
O secretário Tchê destacou o orgulho de ver o Acre ganhar visibilidade em um evento de tamanha relevância para o setor cafeeiro. “Vamos levar nossos produtores para mostrar ao Brasil e ao mundo a força e a qualidade do café acreano. Esse é o resultado de muito trabalho, dedicação e do orgulho do nosso povo. O Acre vai estar presente com tudo que tem de melhor”, declarou.
A presença acreana na SIC reforça o crescimento da cafeicultura no estado, que tem ganhado reconhecimento pela qualidade dos grãos produzidos, especialmente nas regiões de Acrelândia e Cruzeiro do Sul, onde o investimento em tecnologia e capacitação vem transformando a realidade dos pequenos e médios produtores. Vale lembrar que todos os finalistas do prêmio QualiCafé foram convidados para a SIC com passagens custeadas via parceria entre SEAGRI e SEBRAE.
Prêmio Coffe of the Year 2025
Entre os destaques da comitiva estão quatro produtores do estado que chegaram à final do prestigiado prêmio Coffee of the Year 2025, que reconhece os melhores cafés do Brasil. São eles: Felipe de Lara Caffer, da Colônia Simpatia, em Acrelândia; Luiz Ferreira das Chagas, do Sítio São Francisco, em Cruzeiro do Sul; Vanderlei de Lara, da Colônia Lara, também de Acrelândia; e Wagner Alvares, da Estância Taquari, no mesmo município. As amostras acreanas estão entre as 180 melhores do país.
