Acre registra o menor volume de alface vendido entre os estados acompanhados pela Ceasa

Por Wanglézio Braga

Enquanto o preço da alface subiu em Rio Branco, o volume comercializado caiu drasticamente em setembro. Dados do boletim das Centrais de Abastecimento (Ceasas) mostram que o Acre registrou alta de 10,77% no preço da alface, na contramão da média nacional, que teve redução de 16,01%. Mesmo assim, o mercado local encolheu: a Ceasa de Rio Branco movimentou apenas 332 quilos do produto em setembro, contra 716 quilos em agosto — uma queda de 53,6% no volume.

O Acre aparece na última posição entre os estados monitorados, com apenas 331 quilos de alface comercializados no mês, enquanto São Paulo lidera com mais de 2,3 milhões de quilos, seguido pelo Paraná (1,05 milhão) e Ceará (546 mil). O total nacional somou 4,56 milhões de quilos.

A combinação de menor oferta e aumento do preço indica possível retração na produção local, reflexo de fatores como o clima quente e seco e a redução de plantios em pequenas propriedades. O cenário reforça a dependência do Acre em relação a produtos hortifrutis vindos de outros estados, principalmente do Sudeste e Sul do país.

Veja também

Estamos nas Redes Sociais

Internet no AGRONEGÓCIO

Posicione-se na Internet, e seja encontrado por seus NOVOS clientes

Edit Template

Conectando o campo e a cidade.
Portal Acre Mais é um produto da WLB COMUNICACÃO- MEI

© 2024 Desenvolvido por Cake Comunicação Digital

Contatos do Portal:
(68) 99914-5001 / Redação
(68) 99934-2506/ Comercial
portalacremais@gmail.com
Rio Branco – Acre

Seja um assinante e transforme suas ideias em ações de sucesso no agronegócio!

Descubra insights valiosos sobre empreendedorismo no Acre!