Por Wanglézio Braga
O produtor Raimundo do Nascimento Silva, de Acrelândia, celebrou nesta sexta-feira (10) um feito histórico na sua carreira de produtor. Ele conquistou o 3º lugar no QualiCafé 2025, concurso que premiou os melhores cafés robusta amazônicos do Acre. O evento aconteceu no Afa Jardim, em Rio Branco, reunindo os 15 melhores produtores do estado. Com uma nota de 86,8 pontos, o café de Raimundo encantou os jurados com descritores sensoriais frutados, doce, corpo suave, geleia de cereja, licoroso e malte.

O produtor levou para casa um prêmio de R$ 14.100, fruto de um trabalho que ele considera simples, mas feito com muito amor. “Eu acho que sou o menor produtor que foi premiado, mas pra mim é uma honra. O café é um produto bom, dá dinheiro e é o que tem menos trabalho. Meu menino me incentivou a plantar e hoje tô aqui, graças a Deus, com esse prêmio”, contou Raimundo, emocionado.
Essa foi a primeira colheita do produtor, que já planeja ampliar o cultivo. Ele revelou que parte do prêmio será investida em 16 mil novos pés de café, mostrando que o sonho está só começando. “Agora é trabalhar pra ser o primeiro no próximo concurso”, afirmou com esperança.
Raimundo também vai representar o Acre na Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte (MG). “Pra mim é uma alegria muito grande. Nunca saí do Acre e agora vou levar o nome da nossa Acrelândia pra Minas Gerais. Tenho certeza que vão gostar do nosso café”, disse o produtor, com um sorriso de quem já se sente vitorioso.