Por Wanglézio Braga
O produtor Valderi da Silva Cunha, de Assis Brasil, surpreendeu os jurados e conquistou o 2º lugar no concurso Qualicafé 2025, realizado nesta sexta-feira (10) no Afa Jardim, em Rio Branco. O café de Valderi recebeu nota 88,3 pontos, destacando-se pelas notas sensoriais de doce de leite, nozes, frutas em calda, açúcar mascavo, além de corpo cremoso e acidez brilhante. Como prêmio, ele levou R$ 29 mil reais e o reconhecimento de ser um dos melhores cafeicultores do Acre.
Com apenas quatro anos de experiência no cultivo do café, Valderi conta que quase desistiu de participar do concurso. “As meninas do Senai e da Seagri foram lá em casa me convidar. Eu falei que não ia, que estava muito cru pra isso. Mas insistiram, e hoje estou aqui com esse prêmio. É um momento de honra”, disse emocionado.

Agradecido pelo apoio recebido, ele destacou o papel das instituições parceiras. “A SEAGRI, o Sebrae por meio da Rina e o Senar foram fundamentais. O produtor rural precisa dessa assistência pra crescer, e eu sou prova disso. Esse prêmio é uma vitória de todos nós”, afirmou.
Com o valor conquistado, Valderi já sabe o destino do investimento: “Meu dinheiro vai todo pro café. Quero ampliar o plantio. O café não tem ré, tem que ir pra frente”, disse, sorrindo. O produtor agora se prepara para a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte (MG), levando o nome de Assis Brasil e o sabor marcante do café do Alto Acre para o mundo.