Por Wanglézio Braga
O Acre vai conhecer, amanhã (10), quem produz o melhor café robusta da região. A cerimônia de premiação do 3º Concurso de Qualidade do Café Robusta Amazônico do Acre – QualiCafé, será realizada no Afa Jardim, em Rio Branco, a partir das 10h30. O evento promete reunir produtores, autoridades e apreciadores da bebida para celebrar o trabalho dos homens e mulheres do campo que vêm transformando o café acreano em referência nacional.
Ao todo, 38 produtores se inscreveram nesta edição, mas apenas 15 chegaram à fase final. Os classificados representam diferentes municípios, mostrando que a produção de café de qualidade está espalhada por todo o estado. Entre os finalistas, estão nomes de Porto Acre, Brasileia, Acrelândia, Assis Brasil, Mâncio Lima, Rio Branco, Xapuri e Cruzeiro do Sul.
O concurso tem o objetivo de valorizar o esforço dos produtores rurais e fortalecer a cadeia produtiva do café robusta amazônico, incentivando melhorias no cultivo e no processamento dos grãos. Para os agricultores, além do reconhecimento, participar do QualiCafé é abrir portas para novos mercados e conquistar melhores preços para o produto.
Mais que uma premiação, a solenidade é um marco para a agricultura acreana, que vem ganhando espaço e respeito no cenário nacional. Com dedicação, técnica e paixão pela terra, os produtores finalistas já são vencedores por levarem o nome do Acre cada vez mais longe.
Lista dos finalistas (em ordem alfabética):
- Daniel da Silva Cardoso – Porto Acre
- Elizângela Barbosa da Silva – Brasileia
- Felipe de Lara Caffer – Acrelândia
- Francisco das Chagas Cardoso – Assis Brasil
- Francisco Romoaldo da Silva – Mâncio Lima
- Gabriela de Freitas Tavares – Rio Branco
- José Sebastião de Oliveira – Xapuri
- Lucas Silva dos Santos – Brasileia
- Luiz Ferreira das Chagas – Cruzeiro do Sul
- Marcos Araújo Lima – Cruzeiro do Sul
- Maria do Socorro Pontes de Souza – Porto Acre
- Patrick Souza da Silva – Porto Acre
- Raimundo Nascimento da Silva – Acrelândia
- Valderi da Silva Cunha – Assis Brasil
- Vanderlei de Lara – Acrelândia