Ministério Público investiga queimadas em 55 áreas rurais de Cruzeiro do Sul

Por Wanglézio Braga / Foto: Wanglézio Braga (Ilustração)

O Ministério Público do Estado do Acre abriu um procedimento preparatório para investigar possíveis irregularidades ambientais em Cruzeiro do Sul. A medida foi publicada em portaria assinada pela promotora de Justiça Manuela Canuto e tem como base denúncias de queimadas ocorridas em 55 imóveis rurais no município, identificadas por imagens de satélite e dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Um dos casos que chamou a atenção foi a área de 8,25 hectares em um sítio. Segundo relatório técnico, foram detectadas cicatrizes de queimadas no local, o que pode configurar crime ambiental previsto na Lei nº 9.605/98, com pena de reclusão de dois a quatro anos e multa. O proprietário foi notificado para apresentar documentos de posse do imóvel, licenças ambientais e plano de recuperação de áreas degradadas. O MP também solicitou informações a órgãos como IMAC, IBAMA, ICMBio e cartórios de registro de imóveis, além de analisar dados de trânsito de animais para verificar o uso da terra.

O procedimento pode resultar em recomendações, termos de ajustamento de conduta, inquérito civil ou arquivamento, dependendo das provas levantadas. A investigação reforça o alerta sobre o impacto das queimadas na região do Juruá, onde a pressão sobre a floresta ainda preocupa.

Veja também

Estamos nas Redes Sociais

Internet no AGRONEGÓCIO

Posicione-se na Internet, e seja encontrado por seus NOVOS clientes

Edit Template

Conectando o campo e a cidade.
Portal Acre Mais é um produto da WLB COMUNICACÃO- MEI

© 2024 Desenvolvido por Cake Comunicação Digital

Contatos do Portal:
(68) 99914-5001 / Redação
(68) 99934-2506/ Comercial
portalacremais@gmail.com
Rio Branco – Acre

Seja um assinante e transforme suas ideias em ações de sucesso no agronegócio!

Descubra insights valiosos sobre empreendedorismo no Acre!