Por Wanglézio Braga
Na Tarauacá Rural Show 2025, um dos atrativos que mais chama a atenção é a produção de derivados da mandioca. Com forno a lenha, os visitantes podem acompanhar de perto o preparo do beiju, da tapioca e do beleu, receitas tradicionais que carregam o sabor do campo. A responsável por essa apresentação é a produtora Maria Sirlene, que há mais de 40 anos se dedica à vida na colônia.
Além da mandioca, Maria cultiva banana, abacaxi e outros produtos de forma diversificada. No entanto, a farinha e seus derivados têm garantido maior retorno. “A gente inventa de qualquer forma aquilo que dá mais resultado. Da mandioca sai a farinha, o beiju, a tapioca e o beleu. Agora, a tapioca é a que tem mais saída”, explicou.

Participante assídua da feira, Maria conta que o público recebe sempre muito bem seus produtos e valoriza a produção local. Apesar de não ter noção exata da quantidade vendida, ela garante que a procura é sempre grande. “O segredo é fazer bem feito, trabalhar a massa com cuidado”, destacou.
Outro detalhe que conquista os clientes é o forno a lenha, que dá um sabor especial aos produtos. A tapioca varia de preço, com opções menores a R$ 5 e maiores a R$ 15, enquanto o beiju também pode ser encontrado em diferentes tamanhos.