Por Wanglézio Braga
Produtores do Acre, especialistas de cafés especiais, gestores da Secretaria de Estado de Agricultura (SEAGRI) e uma representante do Sebrae-AC embarcaram nas primeiras horas deste sábado (20) para a Itália, levando na bagagem o café robusta amazônico. A viagem é resultado de uma parceria entre a Seagri e o Sebrae, por meio de um convênio que abriu espaço para mostrar a qualidade da produção local em um dos principais centros de consumo de café do mundo.
A diretora da Seagri, Michelma Lima, destacou que a comitiva terá encontros estratégicos, entre eles com a Lavazza, uma das maiores empresas privadas do setor. “É um momento de alegria e reconhecimento para os produtores. Nossos cafés contam histórias de superação e dedicação, aliados à biodiversidade da Amazônia, o que torna a bebida única”, afirmou.

Para impressionar os italianos, a comitiva levou na bagagem cafés que já conquistaram notas acima de 80 pontos em concursos de qualidade, o que os coloca na categoria de cafés especiais. De acordo com o especialista Janderson Dalazen, essa é a principal carta na manga para conquistar os italianos: “O robusta amazônico do Acre tem descritores sensoriais que lembram chocolate e frutas, resultado direto do nosso solo e clima. Fizemos uma torra minuciosa, vamos levar equipamentos para degustação e ainda muita história para contar. Tenho certeza que vamos voltar com boas notícias”.
Na terra da pizza, as primeiras agendas incluem visitas a fazendas em Turim e à Associação Italiana do Café, em Milão. Além de promover degustações e apresentar amostras, a comitiva busca abrir espaço para novas parcerias comerciais, levando o nome do Acre para além das fronteiras brasileiras.
Agenda da missão internacional na Itália
- 21/09/2025 – Visita à região produtora de café em Turim, conhecendo fazendas e técnicas de produção;
- 22/09/2025 – Visita à Associação Italiana do Café (AIC), em Milão, para discutir tendências e oportunidades de mercado;
- 23/09/2025 – Exploração de Gênova, com visita ao Porto e discussão sobre logística de exportação de café;
- 24/09/2025 – Visita a uma cooperativa de produtores de café na região da Toscana;
- 25/09/2025 – Visita a uma empresa torrefadora de café em Verona;
- 26/09/2025 – Participação em Workshop sobre técnicas de produção de café de alta qualidade;
- 27/09/2025 – Visita a feiras e eventos relacionados ao café em Nápoles;
- 28/09/2025 – Retorno ao Brasil