Por Wanglézio Braga
Produtores do Acre embarcaram neste sábado (20) para a Itália com uma missão especial: apresentar o café robusta amazônico no exigente mercado europeu. A viagem é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Agricultura (Seagri) e o Sebrae no Acre, que uniram forças em um convênio para fortalecer a presença do café acreano além das fronteiras brasileiras, sob o comando do secretário José Tchê e a coordenadora de negócios do Sebrae no Acre, Rina Suarez.
Gidenilson Feliciano, de Cruzeiro do Sul, e Antônia dos Santos, de Brasiléia são alguns produtores que embarcaram rumo à Itália. Para Gidenilson essa é uma oportunidade de ouro, é sua primeira viagem internacional e a realização de um sonho antigo de levar a sua marca para fora do estado. “Antes eu era empregado, agora já não sou mais. Hoje tenho minha produção de café e de açaí, e essa viagem mostra que estamos crescendo. O café mudou a minha vida e vai mudar ainda mais”, contou emocionado.

O Portal Acre Mais acompanhou o embarque da comitiva rumo à Europa (Foto: Wanglézio Braga)
Antônia, que se apaixonou pela cafeicultura após anos de dedicação e cursos de capacitação, também não esconde o entusiasmo. “É um sonho grande ver o café que a gente produz chegar na Europa. Trabalhando duro e com qualidade, vamos conseguir abrir mercado”, disse a produtora.
Na Itália, as primeiras agendas inclui visita a fazendas na região de Turim para conhecer novas técnicas de produção e um encontro na Associação Italiana do Café, em Milão, onde serão discutidas tendências e oportunidades comerciais. O objetivo é colocar o café acreano na vitrine internacional, abrindo portas para novos negócios e valorizando o trabalho dos pequenos produtores da Amazônia.