Por Wanglézio Braga
Durante o Congresso Nacional da Carne (CONACARNE), em Belo Horizonte nesta semana, a Secretaria de Estado de Agricultura do Acre (Seagri) renovou o Acordo de Cooperação Técnica com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). A parceria garante a continuidade de ações voltadas ao fortalecimento da pecuária acreana. O Acordo de Cooperação Técnica (ACT) foi apresentado pelo secretário adjunto de Agricultura, Edivan Azevedo e do chefe da Divisão Produção Familiar, Marcos Rocha junto a representante da ABCZ.
Com a renovação, o Acre recebeu a doação de 2 mil doses de sêmen de touros da raça Nelore, provenientes do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT). O material será distribuído a pequenos produtores, visando melhorar a qualidade genética dos rebanhos no estado.
Segundo a Seagri, a iniciativa representa uma oportunidade para aumentar a produtividade e competitividade da carne produzida no Acre, gerando mais renda no campo e fortalecendo a cadeia da pecuária de corte. A expectativa é que os criadores beneficiados ampliem seus resultados com animais mais fortes e adaptados, contribuindo para a valorização da produção local e abrindo novas portas no mercado.