Por Wanglézio Braga
O 3º Concurso de Qualidade do Café Robusta Amazônico (Qualicafé) já definiu os 15 finalistas que vão disputar a grande final em outubro, em Rio Branco. Foram 48 inscritos, dos quais 38 tiveram as amostras avaliadas em etapas físicas e sensoriais, até chegar aos melhores colocados.
Os produtores classificados representam várias regiões do estado, mostrando a força e a diversidade do café acreano. Entre eles estão nomes de Porto Acre, Brasileia, Acrelândia, Assis Brasil, Mâncio Lima, Xapuri, Cruzeiro do Sul e Rio Branco. Todos os finalistas terão a oportunidade de participar, em novembro, da Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte, um dos maiores eventos do setor no país.
Na final do concurso, os nove primeiros colocados serão premiados. Mais do que troféus, a conquista é um reconhecimento ao esforço de famílias que investem em qualidade e ajudam a colocar o Acre no mapa nacional do café robusta amazônico. A expectativa agora é grande entre os finalistas, que aguardam o dia 10 de outubro para conhecer os grandes campeões do Qualicafé.
Lista dos finalistas (em ordem alfabética):
- Daniel da Silva Cardoso – Porto Acre
- Elizângela Barbosa da Silva – Brasileia
- Felipe de Lara Caffer – Acrelândia
- Francisco das Chagas Cardoso – Assis Brasil
- Francisco Romoaldo da Silva – Mâncio Lima
- Gabriela de Freitas Tavares – Rio Branco
- José Sebastião de Oliveira – Xapuri
- Lucas Silva dos Santos – Brasileia
- Luiz Ferreira das Chagas – Cruzeiro do Sul
- Marcos Araújo Lima – Cruzeiro do Sul
- Maria do Socorro Pontes de Souza – Porto Acre
- Patrick Souza da Silva – Porto Acre
- Raimundo Nascimento da Silva – Acrelândia
- Valderi da Silva Cunha – Assis Brasil
- Vanderlei de Lara – Acrelândia