Por Wanglézio Braga
Graças à articulação da direção do Leilão Direito de Viver de Tarauacá, liderada por Irineida Teles, a carreta do Hospital de Amor chegou novamente à cidade para oferecer exames de prevenção contra o câncer. O veículo, que veio diretamente de Barretos, ficará na cidade até o dia 29 deste mês, quando retornará a Rio Branco para manutenção.
Os atendimentos começam na terça-feira (19), na Praça Municipal, funcionando das 7h às 12h e das 13h às 17h. Serão realizados exames de Prevenção do Câncer do Colo do Útero (PCCU), para mulheres a partir de 25 anos, com tecnologia de ponta e análise feita em Barretos, e mamografias para mulheres de 49 a 69 anos. Diariamente, serão disponibilizadas 50 mamografias e 60 exames de PCCU. O agendamento segue um cadastro, e é preciso apresentar RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.

Na Rádio Cidade, Irineida explicou como vão ocorrer os atendimentos (Fotos: Maria Jenniffer)
Durante entrevista realizada hoje (14) na Rádio Cidade, Irineida Teles destacou que o trabalho só é possível graças ao apoio dos voluntários e à solidariedade de pecuaristas, produtores rurais e comerciantes, que participam do leilão para arrecadar recursos. No ano passado, o evento arrecadou R$ 440 mil, todo destinado ao Hospital de Amor. Este ano, a carreta vem pela quarta vez, fruto de um convênio com o SUS e apoio da Secretaria de Saúde.
Segundo Irineida, “todos precisam estar juntos para ajudar e atender. É uma contribuição importante do hospital para a população de Tarauacá, e nada mais justo que o retorno chegue em forma de cuidado e prevenção”.