Por Wanglézio Braga
Na regional do Alto Acre, a Fazenda Nova Esperança, comandada por Antônio Lourimar — o Babá — virou referência quando o assunto é melhoramento genético do gado. Ele não esconde o entusiasmo com os frutos colhidos após anos de trabalho sério e investimento em inseminação artificial e FIV (Fecundação In Vitro). Só neste mês, ele comemora a prenhez de diversas vacas de aluguel e bezerros nascidos com genética de ponta. “É uma surpresa boa demais, a produção tá espetacular, é bonito de ver!”, contou Babá que participa da Expoacre pela segunda vez.
O destaque da vez é um touro chamado Pilotto, que tem surpreendido criadores do Brasil inteiro. Segundo Babá, o animal já chegou a congelar 1.093 doses de sêmen em um único dia de coleta, com excelente rendimento nas inseminações feitas tanto em sua fazenda quanto em propriedades parceiras. “Ele é um estouro, um fenômeno da raça, está sendo procurado até por criadores de Minas e São Paulo pelas redes sociais”, afirma o produtor, que também trabalha outros touros de alta performance.
A estratégia da fazenda é clara: inseminação tradicional (IATF) nas vacas comuns e FIV nas doadoras de elite. Com isso, o rebanho vem crescendo com qualidade genética muito acima da média. “A maioria do que está nascendo agora lá em casa é FIV. Já começamos a primeira etapa este mês, e no mês que vem tem mais. Isso mostra que o Acre tem potencial, sim, pra competir de igual pra igual com os grandes centros do país”, destaca.
O sentimento, segundo Babá, é de gratidão e fé. “É Deus, é saúde, é família. E agora, com essa genética de ponta, a gente vai ainda mais longe. É só o começo”, diz, com os olhos brilhando ao ver os novos bezerros no pasto.