Por Wanglézio Braga
Se o frio espantou um pouco as vendas nos últimos meses, agora com o verão se aproximando o cenário mudou de vez para os produtores de sorvete no Acre. De acordo com o presidente do sindicato da categoria, a venda está “disparada” e o consumidor tem dado preferência para sabores regionais. “Eu mesmo criei um de mastruz com leite que é o mais vendido na minha sorveteria”, contou com orgulho Agacis Lima, presidente do SindSorvetes.
Atualmente, o sindicato reúne 12 sorveterias associadas, mas outras 20 já manifestaram interesse em se filiar. A ideia agora é expandir a união de forças para todo o estado, garantindo representação e mais força diante dos desafios. “Estamos estruturando esse trabalho para alcançar todo o Acre”, revelou o presidente.
Apesar da boa fase no consumo, a categoria não esconde a preocupação com o chamado “tarifaço americano” que ameaça diversos setores da economia. “Ainda não atingiu diretamente o setor de sorvetes, mas sempre respinga na gente. Quando um setor sofre, o nosso também sente”, explicou o dirigente, que já articula reuniões com apoio da Federação das Indústrias do Acre (FIEAC).