Por Wanglézio Braga
O prefeito de Sena Madureira, Gehlen Diniz (PP), voltou a surpreender o setor rural do município ao exonerar, pela segunda vez em menos de 10 meses, Carlos Costa Vale do cargo de Secretário de Apoio ao Produtor Rural. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (09). Para responder interinamente pela pasta, foi designada Nilcileia Mendes da Silva.
Carlos Vale é servidor de carreira do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) e estava cedido ao município desde janeiro deste ano, com previsão de permanecer por 12 meses à disposição da prefeitura, sem custos para o executivo municipal.
A primeira reviravolta ocorreu ainda em janeiro, quando o prefeito já havia revogado a nomeação de Vale sem apresentar justificativas. O novo afastamento reacende especulações entre produtores rurais e analistas políticos, uma vez que a Secretaria de Apoio ao Produtor Rural é considerada estratégica para o desenvolvimento do agronegócio local. Vale é base do senador Alan Rick.
Na publicação desta quinta-feira, Gehlen Diniz novamente não explicou os motivos para a exoneração. Nos corredores da prefeitura e no gabinete da secretaria, o silêncio segue predominando, aumentando as dúvidas sobre os rumos da gestão para o setor rural.