Da redação do Portal Acre Mais
O fim de semana no Acre será marcado por condições climáticas que exigem atenção especial, especialmente no setor agrícola. A combinação de elevada umidade do ar trazida do Atlântico, calor típico da primavera e uma perturbação atmosférica associada a uma onda polar distante criam cenário favorável à ocorrência de chuvas frequentes, com potencial para tempestades localizadas.
Previsão Climática
Até segunda-feira (25), há alta probabilidade de chuvas fortes em várias regiões do estado, acompanhadas de raios, ventanias moderadas e, em alguns pontos, queda de granizo. É o que diz a previsão do pesquisador Davi Friale, do Portal O Tempo Aqui.
As temperaturas máximas devem variar entre 31°C e 34°C, mas podem ficar abaixo de 31°C em áreas que registrarem chuvas no início da tarde. Durante as noites e madrugadas, os termômetros devem marcar entre 21°C e 24°C nas regiões leste e sul, e entre 22°C e 25°C no vale do Juruá.
As chuvas mais intensas são esperadas entre sexta-feira e sábado, especialmente nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira.
Impacto na Agricultura
Os produtores rurais devem se preparar para possíveis desafios, como o encharcamento do solo, dificuldade de acesso às propriedades e perdas em culturas sensíveis ao excesso de umidade. Além disso, as ventanias podem causar danos às plantações e estruturas agrícolas.
Recomendações:
- Realizar a colheita antecipada de produtos maduros.
- Proteger equipamentos e armazenar insumos em locais seguros.
- Monitorar previsões meteorológicas locais para tomar decisões mais assertivas.
Nível dos Rios
O rio Acre, em Rio Branco, apresentou uma leve baixa após atingir 6,42 metros, registrando 6,32 metros nesta quinta-feira (21). No entanto, com as chuvas previstas para os próximos dias, há chances de que o nível volte a subir na próxima semana.
Essa condição exige atenção redobrada de comunidades ribeirinhas e agricultores que dependem da vazão do rio para irrigação e transporte.
Com a chegada de um período de clima instável, o setor agrícola no Acre enfrenta desafios, mas com o planejamento adequado, é possível mitigar riscos e proteger a produção.